Dia 25 de novembro ainvadiu o Colégio Clóvis MonteiroemManguinhos para iniciar as Oficinas de Teatro. São 3 turmas, cada uma num turno: manhã, tarde e noite.A primeira aula já foi marcante para alguns alunos que mesmo com experiênciaem teatro, pois, objetivo de muitos é aprender nas oficinas e levar mais conhecimento e novas experiências para os companheiros de seus grupos. Jovens com muita vontade de contestar e multiplicar através do teatro, estes alunos já estão descobrindo que podem ser e fazer muita coisa, estão com muita vontade de falar sobre o que pensam.Os alunos que estão entrando em contato com o teatro agora, também estão ansiosos, não faziam teatro, mas se expressam através de outras artes, dançam, tocam violino, guitarra, costuram, dançam hip hop, jogam basquete, cantam, lutam Kung Fu, enfim jovens que já incorporaram o estilo TUMULTO de ser, pois são jovens que atuam fora do convencional, além do que se pensa sobre jovens de comunidade, alunos que tem acesso à escola pública, e não estão parados, querem movimentar e mexer com outros jovens pra que descubram novos caminhos em suas vidas, assim como eles estão descobrindo.E neste movimento de transformação e descobertas, estou eu, muito feliz,por poder mexer com estes jovens e eles mexerem comigo.
Lutieni Galiza
atriz e prof.ª de teatro da Cia. de Teatro Tumulto lutieni@yahoo.com.br
OFICINAS DE TEATRO _ INSCRIÇÕES ABERTAS: TERÇA: 19h às 21h QUARTA: 13h às 15h SEXTA: 09h às 11h
NO AUDITÓRIO DO COLÉGIO.
Av. dos Democráticos, nº271
ROBERTO BURLE MARX 100 ANOS: A PERMANÊNCIA DO INSTÁVEL
Roberto Burle Marx completaria 100 anos em 4 de agosto de 2009 e as homenagens ao maior nome do paisagismo brasileiro já começaram no Rio de Janeiro, cidade onde o paisagista morou a maior parte da vida. Burle Marx além de paisagista foi idealizador de figurinos, cenários, tapeçarias, pinturas, cerâmicas e mesmo jóias. Foi o homem que realizou várias intervenções na paisagem carioca. Somente no Rio, levam a assinatura dele cenários como o paisagismo do Aterro do Flamengo, da Lagoa Rodrigo de Freitas, os terraços do Palácio Gustavo Capanema, sede do MEC, os jardins do MAM, etc.
Aulas aos sábados em Manguinhos de 9h às 12h.
Quem tem idéia é pra PROVOCAR
O que hoje mexe com você provocando uma ou várias reflexões?
Por Glauber Sabino
Eu tenho um sonho "Temos de conduzir a nossa luta sempre no nível elevado da dignidade e disciplina. Não devemos deixar que o nosso protesto realizado de uma forma criativa degenere na violência física. Teremos de nos erguer uma e outra vez às Alturas Majestosas para enfrentar a força física com a força da consciência. Esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado: "O meu país é teu, doce terra de liberdade, de ti eu canto. Terra onde morreram os meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada localidade ressoe a liberdade". Quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada aldeia, de cada estado e de cada cidade, seremos capazes de apressar o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção negra: "Liberdade finalmente! Liberdade finalmente! Louvado seja Deus, Todo Poderoso, estamos livres, finalmente! " Este é um trecho do discurso de Martin Luter King "I Have a Dream". Mas eu também tenho um sonho de que um dia a humanidade vai ser bem mais humana, olhando para seu semelhante não com deprezo mas com amor. Eu sonho com o dia em que as crianças de rua terão um lar e poderão estudar. Eu sonho com amor, paz, justiça e liberdade nesse mundo cheia de desigualdade. Jesus sonhou com isso. Martin Luter King sonhou com isso. E eu sonho com isso... Eu também tenho um sonho...
Por Glauber Sabino
CRISE
Sabemos que atualmente o mundo vive uma grande crise econômica, mas além disso nós vivemos outras crises que não a econômica. *Crise da FALTA DE AMOR: que nos faz passar perto de um mendigo e virar a face, de ver um menino de rua e ficar com medo dO que ele possa fazer conosco, etc... Há quem cuide mais de um animal doméstico, dá o melhor pra ele e quando vê o semelhante precisando torna-se indiferente. *Crise RACIAL: nos faz refletir que somos todos iguais. Diferenças de cor de pele não representam nada, e sim a pessoa e como ela age mediante as situações que acontecem ao seu redor. *Crise da DISCRIMINAÇÃO RACIAL: que gera a guerra de RICOS versos POBRES. Ricos com suas influências mandam no mundo e oprimem os pobres, têm tudo do bom e do melhor. Muitos pobres têm que se submeter às ordens dos ricos e sofrem humilhações, se submetendo a uma péssima distribuição de renda. Essas são umas das crises que existem no mundo atual. Deixamos de lado o semelhante, só pra saber e querer o nosso próprio bem-estar. Muitas vezes nós passamos por cima de outros só para realizar nosso desejo, e a massa pobre continua a crescer. * Sobre essas CRISES o que você tem feito? * Tem realizado algo pra ajudar seu próximo?
Mateus 18:33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como Eu também tive misericórdia de ti?
Mateus 25:42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Pense Nisso!
Por Thais Siqueira
DIFERENÇAS
No mundo em que vivemos, há muitos tipos de raças e religiões. Mas há muitas pessoas que não conseguem conviver com essas tais “diferenças”, pois acham que são melhores que as outras, que têm mais poder que os outros. Isto não é nada bom, porque essas pessoas que se acham melhores que as outras acabam pisando, humilhando ou até mesmo acabando com a vida de pessoas só por serem negros ou de uma religião diferente ou por serem pobres, sem estudos, ou até mesmo por morar em comunidades carentes, como é o caso da maioria dos jovens que participam das oficinas de teatro, ou que estão ligados diretamente com a CUFA. Todos somos iguais, independente de como se vive, onde nasceu; se é gordo, magro, negro ou índio. Todos morreremos um dia, todos temos direitos; todos temos sonhos, TODOS devemos dar respeito e sermos respeitados também. Deus nos criou da mesma forma; cada ser humano tem seus defeitos e suas qualidades, e isso não é motivo para que o preconceito continue prevalecendo no mundo. Quantas pessoas já perderam pessoas queridas, familiares, enfim, pessoas que amavam por conta do preconceito; quantas guerras são feitas; quantos povos já foram prejudicados porque líderes de grandes países se acham melhores, por possuírem "o poder" nas mãos? Que poder é esse que machuca as pessoas, causa sofrimento, só por causa de uma implicância que não leva ninguém a nada melhor, só ao pior? Esta diversidade de religiões, cores, raças, é motivo de ORGULHO para nós e não de vergonha. Como é citado na música “Uns iguais aos outros”, do grupo Titãs: “(...) Dessa vida, nada se leva, nesse mundo se ajoelha e se reza; não importa que língua se fala, aquilo que une é o que separa. Não julgue para não ser julgado; tanto faz a cor que se herda, todos os homens são iguais, são uns iguais aos outros.”
Se quisermos um mundo melhor, devemos começar em nós essa mudança. Deixar o orgulho de lado e amar as pessoas acima de todas as circunstâncias, já seria um bom começo.