6 de janeiro de 2009

Uma aula motivadora e feliz!

O diretor da Cia. de Teatro Tumulto, Anderson Quak, a convite, foi ao Colégio Clóvis Monteiro e deu uma aula maravilhosa! Com seu jeito dinâmico e criativo, Quak desenvolveu com os alunos das oficinas jogos teatrais, jogos de coordenação, percepção e atenção como Escravos de Jó e Adoleta, além de trabalhar com improviso. Os alunos se sentiram super à vontade para expor suas idéias e mostraram sensibilidade e talento nas cenas do exercício de improvisação, estavam muito motivados e felizes.

Como dever de casa, eles precisavam pensar e levar idéias quer serão trabalhadas num texto que será escrito por eles mesmos para a montagem final e já será também aproveitado para a criação do roteiro de uma série.

Quak lançou a proposta de produzir um vídeo, ou seja trabalhar com audiovisual além do teatro, ampliando dessa forma o leque de trabalho realizado na oficina de teatro, que visará formar atores não só para o teatro, mas para o cinema e estimular neles o espírito de escritor.

Conheça a produção de texto da aluna Franciny Celestino, do grupo de terça, ARteManguinhos.

"Uma história de amor entre primos moradores de uma mesma comunidade. Cresceram juntos e dividiram uma mesma história de dificuldades financeiras e de uma família que vive vários problemas inclusive de religião. A família é dividida em três partes religiosas: católica, evangélica e espírita. A família dele é espírita e a dela é evangélica. Ao longo de suas vidas sempre foram muito ligados, mas o amor que sentiam até os 10 anos era apenas de primos ou pelo menos eles pensavam ser.

Em uma brincadeira eles acabaram se beijando e dali pra frente começaram a
se ver de um modo diferente. Ficaram ainda mais ligados e começaram um namoro infantil, sem nada demais. O tempo passou e com 15 anos eles resolvem assumir seu relacionamento.

A família dela foi contra, a família a dele a favor. Eles resolveram continuar juntos mesmo assim. O amor deles só aumenta, mas a restrição dos pais dela também. Ele sempre fez tudo que quis sem ter que dar muitas explicações... Ela sempre foi obrigada a frequentar a igreja e ser uma adolescente exemplar enquanto ele levava sua vida sem regras, sem limites... Com o passar do tempo eles cada dia se amam mais. A família dela resolve se mudar para acabar com esse relacionamento proibido. Ele entra para o espiritismo e tenta diversas coisas para não se separar dela.


Nada dá certo, quando ele percebe que seu relacionamento com ela não tem salvação ele começa a se envolver com o mundo do crime tornando-se bandido grande em sua comunidade. No fim ele morre em um confronto com a polícia e ela culpa eternamente sua família pelo acontecido. Diz que um grande amor não se premedita, não se permite, nem se restringe, que um grande amor jamais será pecado, que um grande não morre. Porque uma das maiores certezas da vida é que o amor além de ser infinito é imortal!!!"

FIM






Por

Cinynháà





Beijos,

Lutieni Galiza
atriz e prof.ª de teatro da Cia. de Teatro Tumulto

5 comentários:

  1. nossa, vc tah de parabéns ciny,texto mto bem elaborado..
    espero q nós possamos crescer juntas nessa oportunidade q a CUFA e o POC tem nos dado. vamos TUMULTUAR nossas emoções, nossas vidas e nossas comunidades,
    beiijão grande !
    Thaís Siqueira.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esta oportunidade surgiu através da parceria entre a Cia. de Teatro Tumulto_da CUFA – com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
    O POC é o programa cultural dentro do PAC.

    Beijos,

    Lutieni Galiza

    ResponderExcluir
  5. oi bonequinha.
    pow vim deixar meu depoimemto da semana, estou amando meus personagens, principalmente a "MARIANA" mais enfim.... estou amando as aulas, estão bem criativas e estamos se saindo muito bem.
    bjoooo luti, te amamos.

    ResponderExcluir