20 de março de 2009

Ensaio_"Alegria do ator!!

Ensaiar faz uma grande diferença no trabalho do ator. Repassar as falas, avaliar a expressão corporal, preparar-se para subir ao palco.

Ensaiar é tudo! É o estudo da cena, das emoções que existem nela, das marcas que tornam a cena movimentada, viva, dinâmica.

No teatro e na vida, não é fácil repetir várias vezes a mesma coisa. Só que no teatro esse jogo de repetições permite ao ator fazê-la de várias formas e cada vez melhor. Isso é o que transforma uma cena tornando-a fantástica e redonda! Ora triste, ora alegre, mais rápido ou lento. Ora ansioso, nervoso. Teatro é um jogo!

A aluna Manoela Machado, de terça-feira, que o diga. Na aula, ela ensaiou individualmente. Conversamos sobre a cena para que ela pudesse compreendê-la, que trata o seguinte: são 4h da manhã e a personagem Mariana precisa preparar rápido o café de Elizeu, seu marido, para não atrasá-lo. Ele é um camelô endividado e reclama de ter só café puro para beber.

Ela repetiu a cena numa velocidade normal, muito rápida e uma lenta e variou as emoções. Depois perguntei se ela podia fazer tudo numa única velocidade ao que ela percebeu e respondeu que para cada momento da cena ela poderia estar em velocidades e com emoções diferentes.

No final, ela observou o quanto cresceu em cena por ensaiar desse jeito. Sentiu-se mais segura e viu o quanto é importante também estar disponível e atenta.

Sempre ouvi que um grande ator deve ser criativo e estar disponível para dar ao diretor todas as possibilidades que ele enchegar numa cena. E o diretor com sua sensibilidade vai lapidar o material dado pelo seu ator escolhendo o que fica melhor para o espetáculo.

Beijos,

Lutieni Galiza
atriz e prof.ª de teatro da Cia de Teatro Tumulto

Nenhum comentário:

Postar um comentário